The Museum at FIT é o único museu em NYC dedicado exclusivamente a moda. O museu tem uma coleção de mais de 50.000 peças de vestuário e acessórios que datam do século 18 até o momento atual. O museu promove o conhecimento da moda através de exposições e programas públicos.
Museum at FIT
7th avenue with 27th street.
NYC 10001-5992
O Museum at FIT apresenta His and Hers até 10 de maio de 2011.
Fui na exposição e achei um máximo que a exposição explora a mudança de percepção das roupas masculinas e femininas em meados do século 18 até os dias de hoje. Comparando as diferenças e as semelhanças do vestuário de ambos os sexos.
A exposição começa com os trajes do século 18 ilustrando a semelhança entre os homens e as mulheres em vários aspectos.
Men's 3-piece court suit, striped silk velvet and multicolor silk embroidery, France, c. 1785.
Já no século 19, a moda masculina era escura e sombria em contraste com os vestidos coloridos das mulheres, porém os homens usavam roupas exóticas e coloridas em casa. Por exemplo, consegue-se observar estampas vivas no roupão a partir de 1840 ao lado de uma mulher recatada.
Man's dressing gown, multicolor roller-printed cotton, circa 1845, USA
No século XX apresenta um terno esportivo de 1920 combinando com um vestido de seda. A moda é jovem e moderna e influenciava o estilo das mulheres da época. Em 1930 as mulheres preferiam ternos de ombros largos e vê-se a nítida semelhança nos vestuários dos homens da época.
Os terninhos marcam a década de 1980 que corresponde à presença das mulheres no mercado de trabalho.
Yves Saint Laurent, suit, black and white checkered wool, silk charmeuse, fall 1983, France.
Os designers contemporâneos consideram a divisão do masculino e feminino fundamental para o trabalho e geralmente a distinção das fronteiras é a função do estilo da época, ao invés de um ato de provocação.
Alexander McQueen, evening dress, black leather, white silk, black tulle, fall 2008. |
Nenhum comentário:
Postar um comentário